top of page
DIREITOS HUMANOS E INFÂNCIA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO
EM TEMPOS DE RESISTÊNCIA

Programação 

Programação completa 

14/06/18 – quinta-feira 

​

8h às 19h – Credenciamento

(Auditório Lívia Abrahão)

​

14h às 17h – Oficina 1 - Práticas educativas e jogos matemáticos na educação infantil e anos iniciais.

                           Isabel Santana, Thais Santos e Sabrina Azevedo

                            (Sala 103 – Bloco Didático 01)

​

                         Oficina 2 - História da Arte e diversidade.

                          Eloane Carvalho e Elma Lopes

                          (Sala 105 – Bloco Didático 01)

​

                         Oficina 3 - Trabalho docente e a cultura afrodescendente na escola.

                         Janaína Firmino e Gislene Oliveira

                          (Sala 101 – Bloco Didático 02)

                       

​

                         

19h – Apresentação de "Todas Putas"

(Auditório Lívia Abrahão)

​

19h30min – Conferência de abertura - Infância e formação docente: educação no cenário político atual

(Auditório Lívia Abrahão)

​

Profª Drª Eliza Maria Barbosa – Unesp Araraquara;

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professora Assistente Doutor II do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de 0 a 6 anos, desenvolvimento e aprendizagem infantil e práticas pedagógicas. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Infantil e Teoria Histórico-Cultural e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação, ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.

 

Profª Drª Geovana Ferreira Melo - UFU 

Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (gestão 2012-2016). Atua nos cursos de Pedagogia, licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Presidiu a Comissão Especial de Assessoramento para a Educação das Relações Étnico-Raciais na UFU. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da UFU (gestão 2010-2012). Coordenou o Programa PROSSIGA - Programa de Combate à retenção e evasão da UFU (2015-2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docência Universitária, Didática, Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica e superior, educação escolar, processos de formação, estágio supervisionado e profissionais da educação. As pesquisas mais recentes são no campo da Formação de Professores para a Educação Básica e Superior. Membro integrante da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Membro da Red de inducción a la docencia / Rede inserçao no ensino Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante, coordenada por Carlos Marcelo. Universidad de Sevilla - Espanha. Líder do GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior - PPGED/FACED/UFU.

 

​

​

​

15/06/18 – sexta-feira

​

10 às 12h - Mesa Redonda - Corporalidades e resistências.

                      Sulivan Charles, Zenaide Alves, André Filgueira  

(Auditório Lívia Abrahão)

​

12 às 13:30h - Almoço

​

13:30h às 17h – Apresentação nos Grupos de trabalhos

​

19h – Show com Isabela Abrahão

(Auditório Lívia Abrahão)

​

19h30min – Conferência - Direitos Humanos epistêmicos: saberes necessários à uma educação emancipadora e democrática

(Auditório Lívia Abrahão)

​

Profª Drª Fran Demétrio Silva Santos - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mulher trans, transfeminista, negra; Pós-doutoranda em filosofia pela UnB; Doutora em Saúde Coletiva pelo ISC/UFBA; Professora adjunta da UFRB; Líder e coordenadora do LABTrans/UFRB/CNPq

​

​

​

​

16/06/18 - sábado

​

8h às 10h – Café com orientação (Para alunos da EIIDH)

​

10h às 12h – Conferência de encerramento - Educação anti-racista, pretagogias, transgressões, corporeidades e afetos

(Auditório Lívia Abrahão)

​

Profª Janira Sodré Miranda - PUC-GO

Graduada em História pela Universidade Federal de Roraima (1995), Especialista em Educação pela PUC São Paulo (1996) e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Foi Visiting School na Florida International University-FIU (2007). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as e do Centro de Estudos Históricos da Igreja na América Latina- CEHILA. Foi Presidenta do Conselho Estadual de Igualdade Racial /Estado de Goiás (2013-2016) e Diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central/PUC Goiás (2003-2006). Experiência em gestão da educação pública e Gestão de Acervo Documental na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professora da Coordenação de Filosofia e Ciências Humanas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Goiânia, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Africanidades/NEGRA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Membro da Comissão Permanente de Políticas de Igualdade Étnicorracial do IFGoiás. Tem experiência docente e de pesquisa nas áreas de teoria da história; história da África, história de Goiás, estudos feministas e de gênero; estudos africanos e afrodescendentes, políticas públicas de igualdade racial e educação. 

​

​

12 às 13h30 - Almoço

​

13h30min às 17h – Roda de conversa

​

17h - Encerramento do evento

bottom of page